Bruchim Abaim

Hebraica Rio

Notícias

Comunicado Oficial

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Respeito, democracia, tolerância e equilíbrio. São quatro palavras que definem bem o espírito da comunidade judaica e é o que cultivamos na Hebraica Rio. Nossa postura sempre foi e sempre será coerente com estes princípios.

Abrimos espaço no clube para as mais diferentes ideologias políticas e culturais e defendemos a igualdade de posicionamento em todos os sentidos. Por isso, não é de hoje, que oferecemos a oportunidade para políticos falarem para nossos sócios e inscritos. Queremos ter acesso à informação para formarmos juízo de valor sobre os mais diferentes assuntos.

Não há como sabermos o que eles pensam ou o que é mito das redes sociais, nos tempos modernos, onde tudo gira em torno de paixões e ódios. Acreditamos que com a proximidade, podemos entender de fato quais são as propostas políticas dos mais diferentes perfis. São as informações do que ainda não foi divulgado que buscamos em nossas palestras.

Faz parte da comunidade ouvir de perto, escutar realmente o que políticos têm a dizer, até para nos preparamos para possíveis mudanças. Não demos espaço apenas para o Bolsonaro. Receberemos outros políticos no decorrer do ano, da mesma forma que recebemos nas últimas eleições municipais. Ele foi o primeiro, apenas isso, porque aceitou primeiro.

Estamos abertos a ouvir “A” ou “B”, de acordo com a pluralidade e tradição de nossa comunidade, pois é fundamental ter o conhecimento real dos perigos ou benefícios que este ou aquele politico podem trazer para o país. Não adianta fingir que ideologias não existem para impedir a disseminação de ideias. A internet está aí para isso, inclusive muitos candidatos nas últimas eleições conseguiram excelentes números apenas com o uso do Youtube.

O fato de qualquer político palestrar na Hebraica Rio não emite a posição do clube. Abrimos as portas para todos, queremos ouvir, escutar, dialogar para possibilitar que o público forme opinião. Lutamos por quase 70 anos pela liberdade, respeito, igualdade e democracia. Coibir a liberdade de expressão é perigoso, deflagrar um embate dentro da comunidade é um grave erro da intolerância que tanto abominamos. É importante entender que tal como na sociedade brasileira, dentro da comunidade há opiniões plurais, que fazem parte do nosso caráter humano. A ditadura, sob nenhuma forma, e o extremismo nunca serão bem vindos em nossa instituição.

Shalom!

Clube Hebraica Rio - Rua das Laranjeiras, 346 - Rio de Janeiro. Telefone: 2557-4455

Administrado Por L1V3 - Soluções Inteligentes